Greve dos ônibus

Greve  dos ônibus em Fortaleza

 

NORDESTE // CEARÁ

Motoristas mantém frota de ônibus abaixo do sinalizado pelo TRT em Fortaleza

Publicado em 21.06.2012, às 12h01

c3fec47d299ac19ae1b1eb8f4e5f2628.jpg
Pneus secos e ônibus parados no segundo dia de greve dos motoristas e trocadores em Fortaleza
Foto: Leonardo Heffer / NE10 Ceará

Leonardo HefferDo NE10/Ceará

Cerca de 68% da frota de ônibus prevista para a manhã desta quinta-feira (21) está rodando em Fortaleza, no segundo dia de greve dos motoristas e trocadores de ônibus. A informação é da Empresa de Transportes Urbanos (Etufor) responsável pela fiscalização dos transportes coletivos da capital. A taxa apresentada pelo relatório está abaixo do especificado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que é de 70%.

Segundo notificação expedida na manhã de quarta-feira (20) pela presidente do TRT 7ª Região, a desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar, o Sindicato dos motoristas e trocadores de ônibus (Sintro) deve manter 70% dos ônibus rodando em horário de pico e 50% nos outros horários. Em caso de descumprimento, o sindicato está sujeito a pagameno de multa diária de R$ 50 mil ou caso algum motorista ou cobrador que queira trabalhar seja impedido e também em casos de dano ao patrimônio público ou privado.

ENGARRAFAMENTOS - Durante o início da manhã a Autarquia Municipal de Trânsito identificou vários pontos de engarrafamentos, alguns causados por manifestações dos grevistas da categoria. A orientação repassada era de que motoristas evitassem avenidas principais de acesso ao centro, como Avenida da Universidade e Avenida Domingos Olímpio.

A Avenida Osório de Paiva também registrou engarrafamentos por conta de ônibus com pneus esvaziados e parados no meio da avenida. Segundo o Sindiônibus, cerca de 70 veículos foram parads e danificados na região.

GREVE ABUSIVA - O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) deu entrada nesta quarta-feira (20) com o pedido para que o TRT considere a greve abusiva. A solicitação foi feita com base nos atos, considerados pelo Sindicato, como vandalismo, referindo-se à depredação de ônibus que aconteceu durante manifestações grevistas.

INCENDIADO - Um ônibus que faz a linha Edson Queiroz/Centro foi incendiado no fim da tarde de quarta-feira (20). A polícia ainda não sabe se o ato está ligado às manifestações grevistas. O incêndio teria sido percebido pelo motorista da linha enquanto fazia a pausa do trabalho. Ele estava sentado lanchando quando percebeu o incêndio no veículo.

Segundo depoimento do motorista, ele ainda tentou apagar o incêndio com o extintor do veículo, mas as chamas já tinham consumido grande parte do ônibus. De acordo com a empresa Via Urbana, o prejuízo foi de R$ 200 mil.

 

Ônibus devem parar a partir da meia noite desta quarta-feira, em Fortaleza
Foto: divulgação Leonardo Heffer

Leia mais: